Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

Os trabalhos originais devem ser submetidos mediante cadastro no site do periódico disponível em: www.sociedadeemdebate.com.br. Somente serão aceitos trabalhos de autoria própria ou coautoria de até 6 pessoas. 

Os autores que fizerem uso de figuras, tabelas e quadros devem enviar, em anexo, esses arquivos para o e-mail revista@faculdadetresmarias.edu.br, também, deve ser enviado para o email mencionado a autorização do comitê de ética para as pesquisas que dela necessitaram, ficando o autor advertido da possibilidade de rejeição pelo não envio da documentação obrigatória. Ao se enviar o e-mail deve-se colocar em seu assunto o título “SUBMISSÃO PARA O NÚMERO TAL”, no corpo da mensagem o nome do título do trabalho submetido e em anexo o material que será enviado.

As normas para publicação dos trabalhos são:

1. Os textos deverão ter entre 15 a 20 páginas ou laudas com letra Times New Roman, tamanho 12, com espaços de 1,5cm entre parágrafos, entre linhas o espaçamento deverá ser de 1,5 cm , o título deverá ter o tamanho de 14, em negrito e centralizado.

2. As citações de autores/as estrangeiros/as poderão ser apresentadas na língua original. No caso de serem apresentadas traduções da responsabilidade da/o autor/a do artigo, a citação original deverá ser inserida em nota de rodapé.

2. As citações pouco extensas (2-3 linhas) devem ser incorporadas no texto, entre aspas, com a respectiva referência.

3. As citações mais longas (4 linhas ou mais) serão recolhidas, ficando impressas em corpo inferior ao do texto, sem aspas, com espaçamento de 4 cm alinhado à esquerda e tamanho da letra em 10.

4. A epígrafe, se a houver, deve ser de extensão reduzida.

5. As interpolações serão identificadas por meio de parênteses retos [ ].

6. As omissões serão assinaladas por reticências dentro de parênteses retos [...].

7. As notas deverão vir como nota de rodapé, com a numeração seguida.

9. O algarismo que remete para a nota deverá ser colocado no espaço superior ao da linha respetiva, depois do sinal de pontuação. Exemplo: “como facilmente pode ser comprovado.3”

10. Nas remissões de uma para outras páginas do artigo, usar-se-ão as expressões latinas consagradas (cf. supra, cf. infra), que virão sempre em itálico e por extenso.

11. O Resumo deve conter no máximo de 300 palavras, incluindo objetivos e metodologias do trabalho. O Resumo deve ser apresentado também em Inglês ou Espanhol (seguindo a mesma formatação). Exige-se a indicação de três palavras-chave (mínimo de 3 e máximo de 5) em português separadas por ponto.

12. As referências bibliograficas devem seguir as seguintes normas:

a) As referências bibliográficas serão sempre feitas no corpo do texto, na forma abreviada da indicação, entre parênteses curvos, do último apelido do autor, data de publicação e, se for caso disso, número de página (a seguir a dois pontos). Se se tratar de uma citação indireta, essas indicações serão precedidas da palavra apud. Exemplos:

Um só autor: (Sá, 1991, p. 7).

Dois autores: (Sampaio e Gameiro, 1985).

Três ou mais autores: (Silva et al., 1989).

Citação indireta: (apud Ferreira, 1992: 217).

b) Será incluída no final, com o título “Referências bibliográficas”, a lista completa, por ordem alfabética de apelidos de autores, das obras que tenham sido referidas ao longo do texto (e apenas destas). Tratando-se de dois autores, os nomes serão separados por ponto e vírgula. Tratando-se de três ou mais autores, deve indicar-se apenas o primeiro, seguido da abreviatura et al. O(s) nome(s) próprio(s) dos autores não devem nunca ser abreviados (ex.: Wallerstein, Immanuel, e não Wallerstein, I.). Se se tratar de uma tradução, deve incluir-se o nome do tradutor. Para além do local de publicação, deverá sempre indicar-se também a editora. Nas referências a artigos em revistas ou a capítulos de coletâneas deve indicar-se sempre as páginas ocupadas pelo texto citado. As referências deverão seguir estritamente o modelo dos exemplos a seguir apresentados:

- Livros:

SIMÕES, João Gaspar. Vida e obra de Fernando Pessoa. História duma geração. Lisboa: Dom Quixote, 1987.

- Coletâneas:

SANTOS, Boaventura de Sousa (org.) Portugal. Um retrato singular. Porto: Edições Afrontamento, 1993.

Hespanha, Pedro (1993), “Das palavras aos actos. Para uma elegia do amor camponês à terra", in Boaventura de Sousa Santos (org.), Portugal. Um retrato singular. Porto: Edições Afrontamento, 289-311.

- Revistas:

REIS, José; JACINTO, Rui. As associações empresariais e o Estado na regulação dos sistemas produtivos locais, Revista Crítica de Ciências Sociais, 35, 53-76, data, mês, ano.

 

- No caso de publicações eletrónicas é necessário indicar também a data da última consulta à página e o respetivo URL, no seguinte formato:

Emily Thomson (2009), "Do Ends Justify Means? Feminist Economics Perspectives of the Business Case for Gender Equality in the UK Labour Market”, e-cadernos ces, 5, 118-133. Consultado a 02.12.2011, em http://www.ces.uc.pt/e-cadernos/media/ecadernos5/6%20-%20E_%20Thomson%2002_12.pdf.

Madeira, Paulo Miguel (2011), "Desempregados registados nos Centros de Emprego sobem em Novembro pelo quinto mês”, Jornal Público, de 14 de Dezembro. Consultado a 14.12.2011, em http://economia.publico.pt/Noticia/desempregados-registados-nos-centos-de-emprego-sobem-em-novembro-pelo-quinto-mes-1524983.

- Quando se tratar de artigos, capítulos ou livros com versão impressa e disponíveis online devem utilizar-se os mesmos modos de citação referidos acima, não esquecendo a data de consulta da página e respetivo URL. Por exemplo:

Pinfari, Marco (2011), “Time to Agree: Is Time Pressure Good for Peace Negotiations?”, Journal of Conflict Resolution, 55(5), 683-709. Versão eletrónica, consultada a 13.12.11, em http://jcr.sagepub.com/content/55/5/683.

- Ao citar informação disponível numa página eletrónica, deverão incluir-se sempre os seguintes elementos: autor/a ou entidade responsável pela página (data), “título da página”, data de consulta da página e respetivo URL. Por exemplo:

Centro de Estudos Sociais (2011), "Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa". Página consultada a 14.12.2011, em http://www.ces.uc.pt/oportunidades/premioces/.

Ao fazer referência a legislação ou normas, a referência deve identificar o diploma legal ou a norma tal como é feita a citação no texto. Por exemplo, ao indicar no texto “De acordo com o Dec. Lei nº 201/67 de 27 de Fevereiro” deve colocar-se na bibliografia:
Decreto-Lei n.º 201/67 de 27 de Fevereiro. Diário Ofical da União de 14.3.1967. Brasilia.

Educação, Saúde e Direitos Humanos

Discutir o contexto atual da aplicação dos direitos humanos nessas duas áreas da sociedade, a fim de compreender novas facetas sociais e o envolvimento das tecnologias nesses dois ambientes

Políticas Públicas de Direitos Humanos e efetividade social

Tratar sobre a aplicabilidade e efetividade das políticas públicas de direitos humanos e os desafios políticos atuais;

Segurança, Trabalho e Direitos Humanos

discussão atual sobre diversas categorias sociais que buscam seu emprego e/ou são vítimas da violência e ausência da garantia dos direitos humanos;

Pedagogia, ludicidade e aprendizado

Debater sobre a possibilidade de utilização de estratégias e técnicas lúdicas para estimular o aprendizado dos alunos;

Dificuldade de aprendizagem, sala de aula, práticas de docência

tratar sobre as dificuldades de aprendizado existentes em sala de aula e como as práticas de ensino podem facilitar a propagação do conhecimento.

Tecnologia, empresas e gestão de pessoas

Debater como as tecnologias podem ser importantes para as empresas e a gestão de pessoas.

Seção Livre

busca tratar com temas não abordados pelas seções anteriores, mas encontram relevância com a temática e proposta da revista

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.