APLICAÇÃO DA CEP E TQM EM EMPRESA PERNAMBUCANA E SUA CORRELAÇÃO A ATUAL SITUAÇÃO ECONÔMICA DO PAÍS

Autores

  • Gabrielly dos Santos Maciel

Palavras-chave:

Controle estatístico de processo (CEP), Gestão da qualidade total (TQM), Empresa pernambucana

Resumo

O controle estatístico de processo (CEP) e a gestão da qualidade total (TQM) são fatores decisivos na organização de uma empresa, dado que estas tendem a estabelecer parâmetros (metas), impondo limites superiores e inferiores de vendas, bem como a subdivisão em setores visando maior controle e eficiência de trabalho. Considerando a atual situação econômica do País, o presente trabalho visa observar o impacto da mesma sobre uma empresa pernambucana do setor comercial, verificando as possíveis modificações da CEP e TQM sob o monitoramento de suas mercadorias e faturamento. A empresa estudada foi a loja de roupas femininas e masculinas “Morena Flor”. Como a mesma não possuía qualquer sistema de TQM E CEP foram propostos alguns princípios da qualidade sendo utilizado a ferramenta 5W1H. A carta de controle de médias e amplitudes foi adotado para análise do faturamento da loja nos anos de 2012 a 2017.

Referências

CALEIRO, J. P. (2017) ‘Como o Brasil entrou (e pode sair) da maior recessão da história’, Revista Exame. Available at: https://exame.abril.com.br/economia/como-o-brasil-entrou-e-pode-sair-da-maior-recessao-da-historia/.

CAMPOS, V. F. (1992) TQC - Controle de qualidade total (no estilo japonês). Edited by São Paulo: Bloch Editores. Rio de Janeiro.

CHEN, M. C.; HUANG, S. H; CHEN, C. M. (2002) ‘Credit classification analysis through the genetic programming approach’, INTERNATIONAL CONFERENCE IN INFORMATION MANAGEMENT. Taipei: Tamkang University.

COSTA, Antonio Fernando Branco; EPPRECHT, Eugenio Kahn; CARPINETTI, L. C. R. (2004) Controle estatístico da qualidade. São Paulo: Atlas.

GARCIA, G. (2016) Entenda a crise econômica, Agência Brasil. Available at: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-05/entenda-crise-economica. (Accessed: 15 May 2018).

GRIGG, N. P. (1998) ‘Statistical process control in UK food production: an overview’, International Journal of Quality & Reliability Management, 15, pp. 223–238. doi: 10.1108/02656719810196360.

MAKRYMICHALOS, M. et al. (2005) ‘Statistical thinking and its role for industrial engineers and managers in the 21st century’, Managerial Auditing Journal, 20(4), pp. 354–363. doi: 10.1108/02686900510592043.

MEARS, P. (1993) ‘How to stop talking about, and begin progress toward, total quality management’, Business Horizons, 36(3), pp. 11–14. doi: 10.1016/S0007-6813(05)80143-0.

Oliveira, G. B. De (2002) ‘Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento’, Revista da FAE, 5(2), pp. 37–48.

ROQUE, L. (2015) O trágico legado da ‘Nova Matriz Econômica’ - um resumo cronológico, Mises Brasil. Available at: https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2120 (Accessed: 15 May 2018).

SENAPATI, N. R. (2004) ‘Six Sigma: myths and realities’, International Journal of Quality & Realibility Management, 21(6), pp. 683–690

##submission.downloads##

Publicado

2021-01-11

Edição

Secção

Seção Livre