ANÁLISE DO ERRO TÉCNICO DE MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS INTRA E INTERAVALIADOR

Autores

  • Robson Côrte de Olivera Centro Educacional Três Marias
  • Filipe Ricardo Tavares de Oliveira
  • Marcos Antônio de Araujo Leite Filho
  • Pedro Henrique Marques de Lucena3
  • Pedro Morais Dutra Agrícola
  • João Neto

Palavras-chave:

Cineantropometria, Educação Física, Avaliação Física×

Resumo

Objetivo: Analisar o erro técnico da medição antropométrica entre profissionais de educação física, com e sem metodologia ISAK e o método de bioimpedância Inbody 720®. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa descritiva e transversal com uma amostra consistida 30 jovens do sexo masculino, com idade entre 18 e 30 anos, estudante curso de Educação Física. As variáveis antropométricas coletadas utilizadas no protocolo de avaliação foram respectivamente: circunferência do braço relaxado, do abdômen, do quadril e da coxa. Assim, foram avaliados em um primeiro momento pela bioimpedância Inbody 720®, logo após foram realizadas as medidas pelo avaliador com a metodologia Nacional e em outro instante foram avaliados pelo avaliador com o padrão ISAK. Estimando, então, os erros intra e inter-avaliadores. Todos os cálculos referentes ao erro técnico de medição (ETM) intra-avaliadores e inter-avaliadores, foram realizados no software Microsoft Excel 2013 para Windows. Resultados: Os resultados mostraram variabilidade aceitável na precisão da maioria das medidas de circunferência, em que todas as avaliações atingiram o valor do ETM relativo inferior a 1,0% Intra-Evaluator. Observou-se que o avaliador com a metodologia ISAK foi o único que não atingiu a classificação aceitável para o intra-avaliador da medição da circunferência relaxada do braço. Conclusão: concluiu-se que houve divergências entre as metodologias de avaliação. Sugerindo que experiência prática do avaliador é o fator decisivo na acurácia das medidas antropométricas.

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Publicado

2021-01-14

Edição

Secção

Educação, Saúde e Direitos Humanos