O PAPEL DO PEDAGOGO E SUAS AÇÕES EM NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Palavras-chave:
Pedagogo Empresarial, Ações Pedagógicas, Educação a Distância (EAD)Resumo
Esta pesquisa é fruto de estudos relacionados a compressão dos diferentes tipos de atuação do Pedagogo em ambientes de aprendizagens que ultrapassam os muros das escolas, conhecendo assim, o seu percurso e os possíveis espaços de trabalho que o Pedagogo pode exercer. A discussão desta pesquisa tem por finalidade auxiliar na compreensão e refletir o papel do Pedagogo, identificando conceitos de suas competências como Pedagogo Empresarial com a finalidade de reconhecer as relações existentes de formação e de suas ações dentro de um contexto de um núcleo de Educação a Distância (EAD). A metodologia da pesquisa é de cunho bibliografica de caráter explicativa e descritiva, combinado assim com métodos de alguns autores que tratam do tema escolhido com apreço e conhecimento de causa. As respostas das pesquisas foram satisfatórias para sustentar o embasamento teórico em paralelo com os autores que evidenciaram o tema. Esta pesquisa seria de dosagem do papel do Pedagogo e seu compromisso educacional e social com as organizações e Instituição de Ensino de Educação a Distância (EAD).
Referências
ABED. Associação Brasileira de Educação à Distância. Um Código de Ética para a Educação à Distância. Disponível em . Acesso em 30 de abril de 2017.
ALBUQUERQUE. Bruna Martins Costa. A Pedagogia em espaços não escolares: a importância do pedagogo em organizações privadas e públicas. Disponível em:< http://www2.unirio.br/unirio/cchs/educacao/graduacao/pedagogia-presencial/BRUNAMARTINSCOSTADALBUQUERQUE.pdf > Acesso em 27 de abril de 2017.
ALMEIDA, M. G. Pedagogia empresarial: saberes, práticas e referências. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6022: informação e documentação: apresentação de artigo em publicação periódica científica impressa. Rio de Janeiro, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6023: informação e documentação: elaboração: referência. Rio de Janeiro, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 10520: informação e documentação: citação em documentos. Rio de Janeiro, 2002.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 49. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.
BRASIL. Lei n.º 6297, de 15 de dezembro de 1975. Dispõe sobre lucros tributários, impostos de renda das pessoas jurídicas e do dobro de despesas realizados em projetos de formação profissional. Disponível em: . Acesso em: 29 abril. 2017.
BRASIL, Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20 abril. 2017.
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n.º 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: MEC, 2006.
CAGLIARI, Débora. O pedagogo empresarial e a atuação na empresa. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2017.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3. ed.; rev. e atual. Rio de janeiro: Elsevier; Ed. Campus, 2004.
FONSECA, Marília Saldanha da. A pedagogia na empresa: sua origem, seus caminhos. Revista Científica Universidade de Barra Mansa? UBM, n.17, p.57, jul. 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática Educativa. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOHN, Maria da Graça. Movimentos sociais e educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GOHN, Maria da Graça. Educação não-formal na pedagogia social.. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Disponível em: . Acesso em: 20. abril. 2017.
HOLTZ, Maria Luiza Martins. Lições de Pedagogia Empresarial. Sorocaba- SP: MA Assessoria Ltda, 1999.
KNAPIK, Janete. Gestão de pessoas e talentos. 1º ed., Curitiba: InterSaberes, 2012.
LAKATOS, EM; MARCONI, MA. Metodologia do trabalho cientifico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1987.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogo: Para quê?. São Paulo: Cortez, 2010.
LIMA, Arievaldo Alves de.Os cursos online Educação a Distância alternativas de avaliação. 1º. ed. – Rio de Janeiro: PoD Editora, 2009.
LOPES, Izolda. TRINDADE, A B. CARVALHO, Cláudia e CADINHA, Márcia Alvim. Pedagogia Empresarial uma nova visão de aprendizagem nas organizações. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2006.
MACHADO, Liana Dias; MACHADO, Elian de Castro. O papel da tutoria em ambientes de EAD. Congresso ABED. Abril, 2004.
MAIA, Carmem; MATTAR João. ABC da EAD: a educação a distância hoje. 1. Ed. São Paulo: Person Prentince Hall, 2007.
PACHECO, Luzia. Capacitação e desenvolvimento de pessoas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
PARECER CNE/CP, 5/2005. Aprovado em 13/12/2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Processo 223001.000188/2005-02. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação – DF
PERES, Cássia Silene Rodrigues. Educação a Distância e o processo de formação do(a) pedagogo(a): um novo educador mediatizado pelas tecnologias e comunicação. Disponível em: < http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/139.pdf> Acesso em 27 de abril de 2017.
RAMAL, Andrea Cecilia. Pedagogo: a profissão do momento. Rio de Janeiro: Gazeta Mercantil, 6 de março de 2002.
RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 6º Edição. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.
RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 4. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2007.
SÁ, Iranita M.A. Educação a Distância: Processo continuo de Inclusão Social. Fortaleza, C.E.C., 1998.
SANTOS, João Vianney Valle dos. Cronologia da EAD no Brasil. In: DINIZ, Ester de Carvalho; VAN DER LINDEN, Marta Maria Gomes; FERNANDES, Terezinha Alves (Orgs.). Educação a distância: coletânea de textos para subsidiar a docência on-line. João Pessoa: Editora Universitária – UFPB, 2011.
SANTOS, prof. Dr. Eduardo Toledo; RODRIGUES, Prof. Dr. Marcos. Educação à distância - conceitos, tecnologias, constatações, presunções e recomendações. São Paulo. EPUSP, 1999.