A PROFISSÃO DOCENTE E AS SUAS PECULIARIDADES:

DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Dário Vieira da Silva Dário FACULDADE TRÊS MARIAS
  • Joanderson de Oliveira Gomes Faculdade Três Marias
  • José Rodolfo do Nascimento Pereira Faculdade Três Marias
  • Niédja Ferreira dos Santos Faculdade Três Marias
  • Thayza Wanessa Silva Souza Faculdade Três Marias
  • Joseny Fernandes de Almeida Nogueira Faculdade Três Marias

Palavras-chave:

Docência, Desafios, Pandemia., EAD, REMOTO, EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, TDIC’s

Resumo

Intitulado “a profissão docente e as suas peculiaridades: desafios em tempos de Pandemia”, o presente estudo surge perante a necessidade de diálogo sobre a contemporânea realidade educacional decorrente da proliferação do Sars-Cov2, popularmente denominada de novo Coronavírus. Devido a sua rápida e intensa disseminação e ao elevado índice de letalidade, a Pandemia do novo Coronavírus fez com que a sociedade, em todos os segmentos, alterasse sua rotina como forma de proteção individual e coletiva ao contágio, não sendo diferente no sistema educacional brasileiro. Neste sentido, considerando a importância desta problemática, objetiva- se através deste escrito examinar técnica e cientificamente como se deu a atuação docente em meio as suas particularidades, considerando, neste caso, os inúmeros desafios enfrentados por estes profissionais diante da necessidade continuidade das atividades letivas em tempos de pandemia, permitindo-se ainda, analisar, identificar e avaliar, as principais características e peculiaridades que envolvem a atuação dos profissionais docentes e a capacidade que estes têm de se reinventar e de envolver os estudantes de modo a superar as adversidades cotidianas. Para tanto, fez-se necessário estabelecer os métodos capazes de possibilitar a realização da pesquisa, limitando-se, conforme a temática exposta, a aplicação do método de abordagem racionalista dedutivo e dos métodos de procedimento histórico, observacional e comparativo, entendendo ser estes os métodos mais adequados a investigação científica, já que trata-se de um estudo de cunho teórico-bibliográfico, de natureza básica e com fins exploratório-descritivo. Como resultado, observou-se a importante atuação do profissional docente enquanto agente de transformação social, mesmo em tempos de pandemia.

Biografias Autor

Dário Vieira da Silva Dário, FACULDADE TRÊS MARIAS

Graduado em Pedagogia pela FECR (2016) e História pela UNICESUMAR (2019), especialização em Gestão e Docência na Educação a Distância (UCAM) – (2019) Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). 

Joanderson de Oliveira Gomes , Faculdade Três Marias

Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Especialização em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal da Paraíba (NIPAM/UFPB) - (2021). Possui Especialização em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Estadual da Paraíba (CH/UEPB) - (2020). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (CCAE/UFPB) - (2017).

José Rodolfo do Nascimento Pereira , Faculdade Três Marias

Mestre em educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba –UFPB (2020), graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2018)

Niédja Ferreira dos Santos , Faculdade Três Marias

Graduação em Pedagogia (2009) pela Universidade Federal da Paraíba com habilitação em Orientação e Supervisão. Mestra e atualmente Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (2022)

Thayza Wanessa Silva Souza, Faculdade Três Marias

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 

Joseny Fernandes de Almeida Nogueira , Faculdade Três Marias

Graduada em licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Três Marias – FTM (2021)

Referências

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Publicado

2022-05-14

Edição

Secção

Dificuldade de aprendizagem, sala de aula, práticas de docência