A PROFISSÃO DOCENTE E AS SUAS PECULIARIDADES:
DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palavras-chave:
Docência, Desafios, Pandemia., EAD, REMOTO, EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, TDIC’sResumo
Intitulado “a profissão docente e as suas peculiaridades: desafios em tempos de Pandemia”, o presente estudo surge perante a necessidade de diálogo sobre a contemporânea realidade educacional decorrente da proliferação do Sars-Cov2, popularmente denominada de novo Coronavírus. Devido a sua rápida e intensa disseminação e ao elevado índice de letalidade, a Pandemia do novo Coronavírus fez com que a sociedade, em todos os segmentos, alterasse sua rotina como forma de proteção individual e coletiva ao contágio, não sendo diferente no sistema educacional brasileiro. Neste sentido, considerando a importância desta problemática, objetiva- se através deste escrito examinar técnica e cientificamente como se deu a atuação docente em meio as suas particularidades, considerando, neste caso, os inúmeros desafios enfrentados por estes profissionais diante da necessidade continuidade das atividades letivas em tempos de pandemia, permitindo-se ainda, analisar, identificar e avaliar, as principais características e peculiaridades que envolvem a atuação dos profissionais docentes e a capacidade que estes têm de se reinventar e de envolver os estudantes de modo a superar as adversidades cotidianas. Para tanto, fez-se necessário estabelecer os métodos capazes de possibilitar a realização da pesquisa, limitando-se, conforme a temática exposta, a aplicação do método de abordagem racionalista dedutivo e dos métodos de procedimento histórico, observacional e comparativo, entendendo ser estes os métodos mais adequados a investigação científica, já que trata-se de um estudo de cunho teórico-bibliográfico, de natureza básica e com fins exploratório-descritivo. Como resultado, observou-se a importante atuação do profissional docente enquanto agente de transformação social, mesmo em tempos de pandemia.
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