O EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS:

POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ECONOMIA SOLIDÁRIA

Autores

  • Dário Vieira da Silva Dário FACULDADE TRÊS MARIAS
  • Francisco Jálison de Sousa Ramalho Faculdade Três Marias
  • Joanderson de Oliveira Gomes
  • Niédja Ferreira dos Santos Faculdade Três Marias
  • José Rodolfo do Nascimento Pereira
  • Thayza Wanessa Silva Souza

Palavras-chave:

EJA, Prática pedagógica, Economia solidária

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida em uma escola da rede estadual de ensino localizada na cidade de São Bento - PB. A referida escola oferece o ensino médio da EJA no período noturno. Há 05 turmas de EJA, sendo duas turmas do 1° ano, duas do 2° ano e uma do 3° ano, que no total somam 100 alunos. Onde tivemos uma grande experiência e o grande interesse de trabalharmos esse tema, através das observações, buscando conhecer e entender o educador da EJA. Veremos também, que foi usado um questionário com alguns professores para melhor entendermos e comparar o pensamento de cada um, diante essa modalidade de ensino. E com isso compreender os desafios lançados ao professor da EJA e suas dificuldades. O aspecto essencial que aqui abordamos refere-se às perspectivas e possibilidades de uma prática pedagógica em economia solidária na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Contribuindo para melhoria de qualidade do ensino da modalidade enfocada e suprindo necessidades de formação para convivência com perspectivas de melhoria da qualidade de vida. O estudo tem como objetivo compreender o educador de jovens e adultos e suas práticas pedagógicas em vigência na EJA considerando as especificidades do educando, bem a perspectiva metodológica adotada pelo professor. Procurando compreender as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores considerando a realidade social e conhecimentos prévios dos alunos, considerando-os sujeitos possuidores de necessidades e especificidades. No decorrer deste trabalho, poderemos ver ideias de alguns autores, onde podemos refletir e entender melhor a modalidade na economia solidária.

Biografias Autor

Dário Vieira da Silva Dário, FACULDADE TRÊS MARIAS

Graduado em Pedagogia pela FECR (2016) e História pela UNICESUMAR (2019), especialização em Gestão e Docência na Educação a Distância (UCAM) – (2019) Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). 

Francisco Jálison de Sousa Ramalho , Faculdade Três Marias

Graduado em licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Três Marias – FTM (2021)

Joanderson de Oliveira Gomes

Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Especialização em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal da Paraíba (NIPAM/UFPB) - (2021). Possui Especialização em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Estadual da Paraíba (CH/UEPB) - (2020). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (CCAE/UFPB) - (2017).

Niédja Ferreira dos Santos , Faculdade Três Marias

Graduação em Pedagogia (2009) pela Universidade Federal da Paraíba com habilitação em Orientação e Supervisão. Mestra e atualmente Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (2022). 

José Rodolfo do Nascimento Pereira

Mestre em educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba –UFPB (2020), graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2018).

Thayza Wanessa Silva Souza

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

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Publicado

2022-05-14

Edição

Secção

Pedagogia, ludicidade e aprendizado