O EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS:
POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
Palavras-chave:
EJA, Prática pedagógica, Economia solidáriaResumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida em uma escola da rede estadual de ensino localizada na cidade de São Bento - PB. A referida escola oferece o ensino médio da EJA no período noturno. Há 05 turmas de EJA, sendo duas turmas do 1° ano, duas do 2° ano e uma do 3° ano, que no total somam 100 alunos. Onde tivemos uma grande experiência e o grande interesse de trabalharmos esse tema, através das observações, buscando conhecer e entender o educador da EJA. Veremos também, que foi usado um questionário com alguns professores para melhor entendermos e comparar o pensamento de cada um, diante essa modalidade de ensino. E com isso compreender os desafios lançados ao professor da EJA e suas dificuldades. O aspecto essencial que aqui abordamos refere-se às perspectivas e possibilidades de uma prática pedagógica em economia solidária na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Contribuindo para melhoria de qualidade do ensino da modalidade enfocada e suprindo necessidades de formação para convivência com perspectivas de melhoria da qualidade de vida. O estudo tem como objetivo compreender o educador de jovens e adultos e suas práticas pedagógicas em vigência na EJA considerando as especificidades do educando, bem a perspectiva metodológica adotada pelo professor. Procurando compreender as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores considerando a realidade social e conhecimentos prévios dos alunos, considerando-os sujeitos possuidores de necessidades e especificidades. No decorrer deste trabalho, poderemos ver ideias de alguns autores, onde podemos refletir e entender melhor a modalidade na economia solidária.
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