PERSPERCTIVAS DO CONSUMO DO MARKETING DIGITAL DIANTE DO MERCADO PESSOENSSE PÓS PANDEMIA
Palavras-chave:
Marketing Digital, Pandemia, Redes SociaisResumo
Diante de todas as situações sofridas no cenário mundial atual, o comportamento humano saiu de sua rotina tradicional, seus hábitos sofreram modificações tendo que adaptar-se a um novo comportamento denominado “novo normal” perante ao cenário da pandemia. Na busca por solucionarem o desequilíbrio econômico empresarial, nota-se o aumento da procura dos empresários por apoios em agências de publicidade e propaganda. A pesquisa apontou como os consumidores se comportam e se sentem influenciados diante dessa transição do mercado físico para o digital, a reflexão acerca do consumo do marketing digital no período de pandemia é de uma necessidade crescente em âmbito nacional. Em sua problemática trouxe o seguinte questionamento “Em qual o panorama se encontra o consumo do marketing digital no mercado pós pandemia?” O estudo tem por objetivo geral analisar o panorama contemporâneo do marketing digital no cenário pós pandemia. E como objetivos específicos mensurar o perfil sociodemográfico do usuário do marketing digital, analisar a influência de consumo através do marketing digital e identificar o tipo do conteúdo que os usuários mais consomem. Essa abordagem metodológico-científica tem como propósito alcançar os objetivos geral e específicos traçados para o estudo apresentado, que tem por fim responder à problemática apresentada, em torno do panorama em que se encontra o consumo do marketing digital no mercado pós pandemia. Quanto a natureza da pesquisa baseia-se em pesquisa aplicada. Quanto a abordagem metodológica: quantitativa, o levantamento quantitativo, foi estabelecido por um questionário, visto que esse tipo de pesquisa visa simplificar a vida social, limitando-a aos fenômenos que podem ser quantificados. Utilizando as técnicas de desvio-padrão, percentual, média, coeficiente de relação, análise de regressão, entre outros. Quanto aos procedimentos usados, iniciou-se com a pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa de campo feita através do questionário, com o intuito de compreender como se encontra o panorama do marketing digital no mercado em meio a esse período desafiador.
Referências
BORN, R. et al. Construindo o plano estratégico: cases reais e dicas práticas. Porto Alegre: ESPM, 2007
CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. 1. ed. 13° tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
CORTAT, A. P.. Redes sociais: vamos sair do blá-blá-blá? Meio&mensagem. São Paulo, Edição Especial Internet, p. 25. Jul. 2010.
DAYCHOUW, M. 40 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.
FERREL, O.C.; HARTLINE, Michel D. Estratégia de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson, 2005.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 6. ed., 2008
HOOLEY, G. J.; SAUNDERS, J. A.; PIERCY, Nigel F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: O marketing na internet com casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2003
PRODANOV, C. C; E, C. F. Metodologia do trabalho cientifico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2. ed., 2013.
RICHERS, R. Marketing: uma visão brasileira. São Paulo: Negócio Editora, 2000. p. 158.
RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SILVA, E. L. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 4. ed., 2005.
TURCHI, S. Estratégia de marketing e e-commerce. São Paulo: Atlas, 2. ed., 2019.
WESTWOOD, John. O plano de marketing. 3. Ed. São Paulo: M. Books, 2007.