A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA:

ANÁLISE DE CONTEÚDO EM DUAS EMPRESSAS DO RAMO DE ALIMENTAÇÃO EM JOÃO PESSOA

Autores

  • Gleicy Kelly da Silva Costa Laurentino Gleicy Faculdade Três Marias
  • Katyúcia Maria Vieira Ruffo Faculdade Três Marias
  • Ana Cristina de Oliveira Borba Paulino Faculdade Três Marias
  • Joaquim Monteiro Reis Pacheco Faculdade Três Marias
  • Wallysson Klebson de Medeiros Silva Faculdade Três Marias
  • Gilberto Cristiano da Silva Júnior Faculdade Três Marias

Palavras-chave:

Estratégias de marketing, Redes sociais, Consumo, Pandemia

Resumo

Este estudo tem por tema a relação entre estratégias de marketing nas redes sociais e o consumo no contexto da pandemia, especialmente o uso do Instagram e sua influência para o desenvolvimento de novas adaptações no contexto da pandemia. Para tanto, pretende-se analisar, neste trabalho, a relação entre marketing digital e consumo a partir de campanhas publicitárias adotadas durante a pandemia, por empresas do ramo de comida, na cidade de João Pessoa-PB. A pesquisa contou com a participação de duas empresas, são elas: a Pizza Fetta, pizzaria que funciona apenas no formato delivery, desde o seu surgimento, em 2019, e o Kayo Sushi Bar, restaurante de comida japonesa que funcionava na modalidade presencial, mas que teve que se adequar ao âmbito virtual no contexto da pandemia, devido ao isolamento social. Na metodologia, utilizou-se a análise de conteúdo das publicações postadas no feed do Instagram, bem como um questionário que foi aplicado com as duas empresas; este composto por 15 questões de múltipla escolha. Como resultados, destaca-se que o marketing digital e sua relação direta com o consumo foram reconhecidos pelas duas empresas analisadas. As estratégias de marketing, nesse sentido, e ainda mais na pandemia, foi um importante aliado para o consumo do produto, nas duas empresas. O marketing nas redes sociais é, portanto, uma ferramenta primordial para o consumo.

Biografias Autor

Katyúcia Maria Vieira Ruffo, Faculdade Três Marias

 Graduando do curso bacharelado em administração pela Faculdade Três Marias

Ana Cristina de Oliveira Borba Paulino, Faculdade Três Marias

Docente pela Faculdade Três Marias 

Joaquim Monteiro Reis Pacheco, Faculdade Três Marias

Docente pela Faculdade Três Marias 

Wallysson Klebson de Medeiros Silva, Faculdade Três Marias

Docente pela Faculdade Três Marias. 

Gilberto Cristiano da Silva Júnior, Faculdade Três Marias

Docente pela Faculdade Três Marias 

Referências

ABREU, L. O que é Marketing de Oportunidade, como aplicar e 3 cases de sucesso. Rockcontent. Publicado em 8 out. 2021. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-de-oportunidade/. Acesso em: 13 out. de 2020.

ALVARENGA, D. Comércio eletrônico: comida por delivery e supermercados são categorias que mais crescem na pandemia. Site do G1. 26 de mai. De 2021 [05hrs01min]. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/05/26/comercio-eletronico-comida-por- delivery-e-supermercados-sao-categorias-que-mais-crescem-na-pandemia.ghtml. Acesso em 01 de jun. de 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BBC NEWS. Ao menos 17 pessoas morreram em decorrência do vírus, que surgiu em dezembro passado na cidade chinesa de Wuhan. Site UOL. 22 de jan. De 2021. [11hrs40min]. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/bbc/2020/01/22/coronavirus-na-china- perguntas-e-respostas-sobre-a-doenca-que-matou-6.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em 01 de jun. de 2021.

CONHECE o Marketing de Produto? Aprenda tudo sobre ele aqui. Rock Content. Publicado em 13 abr. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-de-produto/. Acesso em: 13 out. de 2020.

DAU, G. O aumento dos gastos em aplicativos de Delivery com a pandemia. Rede Jornal Contábil. 20 de abr. De 2021. Disponível em: https://www.jornalcontabil.com.br/o-aumento- dos-gastos-em-aplicativos-de-delivery-com-a-pandemia/. Acesso em 01 de jun. de 2021.

DFREIRE COMUNICAÇÃO & NEGÓCIOS. Redes Sociais: cresce investimento em anúncios e uso de vídeo, aponta iProspec. Site DFREIRE Comunicação & Negócios. Disponível em: https://www.dfreire.com/single-post/2018/01/11/Redes-Sociais-cresce-investimento-em- an%C3%BAncios-e-uso-de-v%C3%ADdeo-aponta-iProspect. Acesso em 03 de jun. de 2021.

DOLIVEIRA, M. O Instagram vai engolir o Facebook? Audiência já é 31% maior. Exame. Publicado em 17 set. 2020 às 13h46min. Disponível em: https://exame.com/casual/o- instagram-vai-engolir-o-facebook-audiencia-ja-e-31-maior/. Acesso em: 13 out. de 2021.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

INSTAGRAM faz 10 anos como uma das maiores redes sociais do mundo e de olho no TikTok, para não envelhecer. G1: portal de notícias. 06 out. 2020[07h00min]. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/10/06/instagram-faz-10-anos-como- uma-das-maiores-redes-sociais-do-mundo-e-de-olho-no-tiktok-para-nao-envelhecer.ghtml.

Acesso: 13 out. 2021.

JORNAL NACIONAL. OMS reforça que medidas de isolamento social são a melhor alternativa contra o coronavírus. G1 da globo. 30 de mar. De 2020. [20hrs03min]. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/03/30/oms-reforca-que-medidas-de-isolamento-social-sao-a-melhor-alternativa-contra-o-coronavirus.ghtml. Acesso em 03 de jun. de 2021.

##submission.downloads##

Publicado

2022-05-14

Edição

Secção

Tecnologia, empresas e gestão de pessoas