PROGRAMA DE TREINAMENTO DE COLABORADORES COMO PROPOSTA DE MELHORIA NA MOTIVAÇÃO LABORAL EM CALL CENTER
Palavras-chave:
Call Center, Treinamento e desenvolvimento, MotivaçãoResumo
O presente trabalho busca investigar, utilizando de metodologias qualitativas e quantitativas, os efeitos da aplicação do treinamento e desenvolvimento sobre a questão motivacional dos colaboradores de uma empresa de call center, situada na cidade de Guarabira – PB. Através de aplicação de formulários contendo questões sociodemográficas e subjetivas dos funcionários buscou-se fazer um mapeamento das demandas dos mesmos a fim de construir um quadro geral sobre as suas principais dificuldades no que se refere ao treinamento e desenvolvimento, mormente no seu aspecto motivacional. A prospecção deu-se pela a utilização de formulário do Google Forms, onde os colaboradores poderão participar da pesquisa. Os dados daí abstraídos foram computados na forma de gráficos utilizados para corroborar com a hipótese da necessária implantação de treinamentos motivacionais, os quais possibilitam um maior rendimento e, consequentemente, um maior retorno financeiro para a empresa. Para além do levantamento informacional realizado pelos formulários também se explorou o conhecimento por meio da bibliográfica especializada entre livros e artigos, largamente encontrada pela utilização do Google Acadêmico. Ainda, foi utilizada a necessária fundamentação teórica para execução de uma pesquisa solidamente fundamentada.
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