MOTIVAÇÃO DOS DOCENTES NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Geraldo Joaquim de Oliveira
  • Arthur Martins Marques Navarro EESAP

Palavras-chave:

Fatores motivacionais, Motivação dos docentes, Universidades federais

Resumo

presente estudo teve como objetivo principal analisar os fatores motivacionais dos docentes das Universidades Pública Federal, tendo em vista que o mesmo é o principal agente de mudança para lidar com os problemas enfrentados atualmente pela sociedade. No atual quadro das Instituições pública há uma grande tendência e preocupação em elevar os padrões de ensino e o desempenho dos discentes, mas pouco se refleti sobre a área motivacional da docência. Considerando que estamos em uma grande crise de identidade na profissão docente nos fatores motivacionais, destacando a desvalorização por parte dos gestores, comunidades, discentes. Atualmente a preocupação da liderança educacional é trabalhar a qualidade do ensino no Brasil, mas em relação ao docente vemos pouco interesse em qualificá-lo e valorizá-lo, como a peça mais importante das Universidades Federais. Nota-se também uma falta de apoio e reconhecimento pelos poderes competentes. Quanto à metodologia, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa explicativa, fundamentada num estudo bibliográfico, que teve como objetivo fornecer contribuição para melhoria do aspecto motivacional dos docentes no ensino superior das Instituições Pública Federal, suscitando um momento de reflexão. O presente estudo revelou que a maior motivação dos docentes é serem valorizados, trabalharem em um lugar propício a um crescimento pessoal e profissional.

Biografia Autor

Arthur Martins Marques Navarro, EESAP

Advogado e Professor. Mestre em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Direito e Processo Eleitoral pela Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco. Graduação em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa.

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Publicado

2021-01-11

Edição

Secção

Seção Livre