INFLUÊNCIA DA COVID-19 NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO E-COMMERCE:
OS VELHOS HÁBITOS VOLTARÃO OU MORRERÃO?
Palavras-chave:
E-commerce, Comportamento do consumidor, MarketingResumo
O presente trabalho teve como objetivo compreender e analisar o impacto da pandemia do Coronavírus no comércio eletrônico e no comportamento do consumidor paraibano. A proposta do trabalho além de mostrar a grande evolução do e-commerce durante a pandemia, foi também através de uma pesquisa com os consumidores identificar se essa tendência de compras on-line tende a diminuir ou aumentar. Como método, utilizou-se de uma plataforma de pesquisas on-line do tipo Survey com consumidores que já utilizaram a forma de compras em lojas virtuais. Através do questionário aplicado, constatou-se a viabilidade de aumento ou diminuição da tendência de compras realizadas. Além disto, foi possível conferir sobre a qualidade dos serviços prestados pelas lojas como dificuldade de utilização do site, formas de pagamentos, embalagens, satisfação pós compra e etc.
Referências
ALVARENGA, Darlan. Como a pandemia “bagunçou” a economia brasileira em 2020. G1.com, 2020. Disponível em: www.g1.com/economia/noticia/2020/12/12/como-a-pandemia-baguncou-a-economia-brasileira-em-2020.ghtml. Acesso em: 27 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. O que é COVID-19. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus. Acesso em: 28 out. 2021.
GIL, Antônio Carlos, 1946 - Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
GUIMARÃES JÚNIOR, Djalma Silva et al. Efeitos da pandemia do COVID-19 na transformação digital de pequenos negócios. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, v. 5, n. 4, p. 1-10, 2020.
GUISSONI, L. A.; FARINHA, R. L. E-commerce com resultado. GV EXECUTIVO, v. 18, n. 1, p. 40-42, 2019.
NILSENIQ. COVID-19 comportamento das vendas on-line no Brasil. 2020. Disponível em: https://nielseniq.com/global/pt/insights/analysis/2020/covid-19-comportamento-das-vendas-on-line-no-brasil/. Acesso em: 28 set. 2021.
ROSA, R. O.; CASAGRANDA, Y. G.; SPINELLI, F. E. A importância do marketing digital utilizando a influência do comportamento do consumidor. Revista De Tecnologia Aplicada (RTA), v. 6, n. 2, 2017.
THULER, L. C. S.; MELO, A. C. Sars-CoV-2/Covid-19 em pacientes com câncer. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 66, n. 2, 2020.
FECOMERCIOSP. Nove em cada dez pessoas mudaram padrões de consumo durante a pandemia. 2020. Disponível em: https://www.fecomercio.com.br/noticia/nove-em-cada-dez-pessoas-mudaram-padroes-de-consumo-durante-a-pandemia-no-estado-de-sao-paulo-mostra-fecomerciosp. Acesso em: 28 Out. 2021.
GIL, A. C.. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.
KANUK, L. L.; SCHIFFMAN, L. G.. Comportamento do Consumidor. 9ª ed. Rio de
Janeiro: LTC, 2009.