TRADING ESPORTIVO: UM ESTUDO NETNOGRÁFICO NAS REDES SOCIAIS FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE.
Palavras-chave:
Investimentos, Bolsa esportiva, ApostaResumo
O trabalho teve como objetivo verificar através da opinião dos usuários do Facebook, Instagram, Twitter e Youtube a percepção acerca do trading esportivo. Para isso, o método escolhido foi o netnográfico, por fazer uma comunicação para ambientes virtuais, trazendo praticidade no campo de pesquisa de forma eficaz. Os resultados apontaram que o trading precisa de capacitação no mercado esportivo. Além disso, através dos dados obtive-se uma visão ampla e eficaz sobre o tema abordado trazendo um pouco sobre a realidade do mundo dos investimentos esportivos.
Referências
AMARAL, Adriana; NATAL, Geórgia; VIANA, Lucina. Netnografia como Aporte Metodológico da Pesquisa em Comunicação Digital. Sessões do Imaginário, Porto Alegre, v. 20, n. 13, p.34-40, dez. 2008.
AUGUSTO, Carlos Francisco. O mercado de apostas on-line: competências e habilidades necessárias à prática do trading de apostas. Tese de Doutorado, Universidade Aberta, 2016.
BRAGA, Adriana. Técnica etnográfica aplicada à comunicação on-line: uma discussão metodológica. UNIrevista, São Leopoldo, v. 1, n. 3, 2006.
CHAGAS, Jonathan Machado. A (im)possibilidade de regulamentação das apostas esportivas no ordenamento jurídico brasileiro. 2016. 88 f. Monografia (Graduação) - Curso de Direito, Centro de Ciências Jurídicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
DE SOUSA, Diego Petyk et al. As representações sociais sobre a extinção do ministério do esporte para os usuários do twitter: um estudo netnográfico. Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 01-21, 2019.
KOZINETS, Robert. On netnography: initial reflections on consumer research investigations of cyberculture. Illinois: Evanston, 1997.
LOPES, André Filipe Rios. O mercado eletrônico e o jogo on-line: caso português. Lisboa: ISCAL, 2016.
LOURENÇO, Alan Francis Lourenço. Automatizando o esporte: proposta de um software de auxílio à decisão em apostas esportivas. 2020.
OLIVEIRA, Fernão Justen de; FEIJÓ, Ricardo de Paula. Apostas esportivas no Brasil: concessão, autorização, concorrência e regulação. Informativo Justen, Pereira, Oliveira & Talamini, Curitiba, n.º 142, dezembro de 2018.