A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NOS RESULTADOS DAS ORGANIZAÇÕES NO SEGMENTO DE COMÉRCIO DE MEDICAMENTOS

Autores

  • Ana Beatriz Assis de Oliveira Ana Rosângela Bezerra de Assis e Carlos José Araújo de Oliveira
  • JOSÉ EDUARDO DA TRINDADE SOUZA
  • SARAH VIEIRA SANTANA DA SILVA MOREIRA
  • JOENNYA LEITE DA SILVA
  • ELLEN MARIA DA SILVA RIBEIRO
  • ALEXANDRE DAVID ARAÚJO FERNANDES

Palavras-chave:

Liderança, Estilos de liderança, Organizações, Equipe de vendas.

Resumo

A liderança veio desde o início da pré-história, sempre existiu um líder maior, tanto político como religioso conduzindo seus liderados. O líder é uma peça essencial na empresa, pois influencia atitudes para obter bons resultados, quando o seu papel é bem desenvolvido, os colaboradores conseguem atingir um alto nível de produtividade. O estudo trata da importância que esse profissional possui para alcançar melhores indicadores. A pesquisa foi concretizada através da análise das teorias da liderança e da elaboração de um estudo de caso em um comércio de medicamentos, utilizou se uma abordagem quantitativa com objetivos descritivos e explicativos, o instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário com dez perguntas, foi aplicado aos funcionários do setor de vendas da empresa, além da pesquisa bibliográfica. Os resultados do estudo mostraram que o perfil do líder não é o mais apropriado para liderar uma equipe de vendas, e que apesar de não existir um modelo perfeito a ser seguido, é possível observar que atualmente os estilo mais preferíveis são a liderança situacional e democrática.

##submission.downloads##

Publicado

2022-09-18

Edição

Secção

Tecnologia, empresas e gestão de pessoas