OS IMPACTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE TRABALHO: PERSPECTIVAS DIANTE DA REVOLUÇÃO 4.0

Autores

  • Maria Eduarda Gonçalves de Andrade Maria Eduarda Marinalva Gonçalves de Oliveira

Palavras-chave:

clima organizacional, revolução 4.0, cultura organizacional.

Resumo

A   cultura   da   organização   exerce   reflexos   em   diversos   âmbitos   do   trabalho   e   no comportamento organizacional. O objetivo deste artigo é revisar e compreender o quanto a cultura organizacional tem um importante papel no funcionamento e desempenho dos colaboradores nas empresas, perante a revolução 4.0. Considera-se de grande importância o estudo do conceito e aspectos da cultura organizacional e o quanto pode ser influenciado pelo clima organizacional na motivação e satisfação dos colaboradores de uma organização, visando sempre no meio da revolução 4.0, podendo assim entender o que é revolução 4.0, cultura e clima organizacional e os processos dentro de uma organização.

Referências

ARAÚJO L.C; GARCIA A. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2010.

BISPO, C. A. F. Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional. V. 16, maio/Ago., 2006, p. 258-273. EESC/USP/SP.

BOLZAN, G. P. Os desafios das relações públicas no Brasil com a inserção da indústria 4.0. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Pampa, São Borja, 2019.

CODA, Roberto, Psicodinâmica da Vida Organizacional - Motivação e Liderança. São Paulo: Atlas, 2. ed. 1997

CHÉR, R. Engajamento: melhores práticas de liderança, cultura organizacional felicidade no trabalho. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018

COSTA A. R. Gestão do conhecimento e cultura organizacional: Estudo de caso sobre a Natura Cosmético S.A. v.1, n 5 (2010) Disponível em http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/admrevista/article/view/59. Acesso em 24 mai. 2022.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª edição. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

JESUS, L.; MACIEIRA, A. Repensando a gestão por meio de processos: como BPM pode transformar negócios e gerar crescimento lucrativo. 1. ed, Algo Mais, 2014.

LUZ, R.S. Gestão do clima organizacional: proposta de critérios para metodologia de diagnóstico, mensuração e melhoria. Estudo de caso em organizações nacionais e multinacionais localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Niterói, UFF, 2003.

MELLO, M. S. O. A qualidade do clima organizacional como variável interveniente no desempenho humano no trabalho: um estudo de caso da empresa HERBARIUM. Florianópolis, UFSC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 2004.

MINAYO, Maria Cecília. Teoria social: teoria, método e criatividade. 14° edição. Vozes. 2013

MOISEICHYC, A. E. Organizações enquanto culturas: um estudo de caso do clima organizacional de uma empresa catarinense. Florianópolis, UFSC, Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção, 1997.

REGO, A. Percepções de justiça: estudos de dimensionalização com professores do ensino superior. Psic.: Teor. e Pesq. (online). v. 17, n. 2, p. 119-131, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/8jVznMJbBJG7pgWdNtDF3TH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 mai. 2022.

STEVAN J, S. L. LEME, M. O. SANTOS, M. M. D. Indústria 4.0: fundamentos, perspectivas

e aplicações. São Paulo: Érica, 2018.

##submission.downloads##

Publicado

2022-09-18

Edição

Secção

Tecnologia, empresas e gestão de pessoas