RELAÇÃO ENTRE AMOR E SEXUALIDADE: UMA VISÃO PSICANALÍTICA
Palavras-chave:
Sexualidade; amor; psicanálise.Resumo
O presente trabalho busca compreender, dentro da perspectiva psicanalítica e da utilização de métodos qualitativos, a relação entre amor e sexualidade. A sexualidade é uma temática que gera as relações humanas, servindo como base para o entendimento do comportamento humano. Dentro desse foco, o campo amoroso surge como um direcionamento para mensurar o entendimento da singularidade. Desde criança, a sexualidade e as relações amorosas percorrem a vida dos indivíduos. Como metodologia de elaboração, utilizamos pesquisas bibliográficas que abordassem a temática citada, e que tivessem como base os estudos Freudianos. Acreditamos que as relações amorosas são pilares importantes para o entendimento da sexualidade.
Referências
BARBOSA, Jilvania de Jesus; RIBEIRO, Caroline Vasconcelos. O conceito de pulsão na psicanálise freudiana: Considerações a partir da filosofia de Martin Heidegger. Revista ideação, edição especial, 2018.
BASTOS, Gilla Maria Jacobus. Vamos (voltar a) conversar sobre sexualidade em psicanálise? Amor e ódio e seus destinos nas manifestações da sexualidade. Estudos de Psicanálise, 2019.
CAMACHO, Adrielly et al. A AMBIVALÊNCIA ENTRE AMOR E SEXUALIDADE: UMA VISÃO REICHIANA.
FREUD, Sigmund. Escritores criativos e devaneios.(Edição Standart Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 9). 1969.
KUSS, Ana Suy Sesarino. Amor e desejo: um estudo psicanalítico. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Programa de Pós - Graduação em Psicologia, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
LACAN, Jacques. (1972-1973). O Seminário, livro 20: mais ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
LIMA, Edilene. A sexualidade na psicanálise: reflexões a respeito da dualidade, do gênero e da homofobia. Revista de Psicanálise da SPPA, v. 25, n. 3, p. 569-583. 2018.
PASTORE, Jassanan Amoroso Dias. Amor e sexualidade: Uma linguagem extraviada. Ide, psicanálise e cultura, São Paulo, 2018.
ROUDINESCO, Elisabeth. Dicionario de psicanálise. Zahar, 1998.
RAVANELLO, Tiago; MARTINEZ, Marisa de Costa. Sobre o campo amoroso: um estudo do amor na teoria freudiana. Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro), v. 35, n. 29, p. 159-183, 2013.