SINAIS DE INCLUSÃO:

DESMISTIFICANDO SUA TRAJETÓRIA

Autores

  • Maria Rejane de Lima

Palavras-chave:

Inclusão, Bilíngue-bicultural, Língua de Sinais, Surdez

Resumo

O trabalho apresenta aspectos que são pressupostos a uma realidade bilíngue-bicultural voltada para a realidade histórica de pessoas surdas. Questões abordadas pelos autores e pesquisas teóricas e técnicas remetem a proposta de inclusão e ensino ao surdo, apresentam-se pontos críticos e propostas educacionais desenvolvidas ao longo dos anos e busca evidenciar fatores que norteiam a necessidade de mudança real e atual. A pesquisa aplicada com base no IBGE, através de gráficos evidencia a população que tem dificuldade na audição e as que são alfabetizadas, é feito um misto na história desde o surgimento da libras e suas necessidades com as leis que protegem e aplicam a inclusão e o trabalho pedagógico como proposta educacional. A partir dessas informações, são apresentados relatos de experiências e conquistas para a comunidade surda de um modo geral. Para finalizar o presente trabalho sugerem-se algumas estratégias que podem ser utilizadas em favor do avanço da educação e inclusão.

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Publicado

2021-01-11

Edição

Secção

Dificuldade de aprendizagem, sala de aula, práticas de docência