A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Resumo
A leitura é algo muito presente em nossas vidas, de modo muito intenso, estando relacionada a muitas de nossas atividades cotidianas, seja no trabalho, lazer ou mesmo em nossa rotina, como no simples e rotineiro ato de fazer compras ou ler um bilhete, por exemplo. O objetivo geral deste trabalho é fazer uma abordagem sobre a prática da leitura no Ensino Fundamental I, mostrando como se dá o incentivo e a motivação por parte da escola e da família. Os objetivos específicos são: Compreender o que a escola, especialmente os professores podem fazer para criar um ambiente propício para que os alunos possam adquirir o hábito pela leitura; averiguar quais as responsabilidades da escola e da família no que tange o processo do hábito da leitura com seus alunos; entender qual a importância de aprender a ler desde cedo; observar quais práticas pedagógicas que envolve leitura estão sendo inseridas no ensino fundamental em algumas escolas públicas. A pesquisa deste trabalho foi de cunho exploratório, de abordagem qualitativa, constituindo o primeiro passo de todo trabalho científico. A pesquisa quando é bibliográfica, visa proporcionar maiores informações sobre determinado assunto, facilitar a delimitação de um tema de trabalho, definir objetivos ou formular as hipóteses de uma pesquisa ou descobrir novo tipo de enfoque para o trabalho que se tem em mente. Verificou-se ao final do trabalho é importante ressaltar que se faz urgente uma análise mais aprofundada e mais complexa sobre a presença da leitura na vida de cada sujeito, e que essa presença seja iniciada a partir da primeira infância, assim que a criança começa a falar e a interagir no meio familiar e com outros adultos da vida em sociedade.