A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Dário Vieira da Silva Dário FACULDADE TRÊS MARIAS

Resumo

A infância é um período de lindas descobertas e muitas brincadeiras. Desde o ventre da mãe a criança brinca com o cordão umbilical, vai descobrindo seu corpo e passa a interagir com ele, expressando já a sua curiosidade. Nesta perspectiva, a ludicidade é característica inerente ao mundo infantil e as brincadeiras e jogos podem e devem integrar a escola como forma de expandir o universo de possibilidades das crianças em sua aprendizagem. Este trabalho trata-se de um estudo bibliográfico, cuja construção foi pautada nos pressupostos teórico-metodológicos de autores cujas obras discorrem sobre a aprendizagem da criança, bem como estudiosos da ludicidade e sua aplicabilidade na Educação Infantil. Confirmou-se que a ludicidade é um conceito que engloba não somente os jogos e brincadeiras infantis, mas também toda atividade de divertimento que o ser humano realiza. Notoriamente, os recursos lúdicos na infância são importantes para envolver a criança e tornar atrativas as intervenções didáticas que, quando planejadas a partir do lúdico, tendem a ser mais prazerosas para os pequenos. Nessa perspectiva, viu- se uma relação intrínseca entre a evolução do intelecto humano e as brincadeiras e jogos, aspecto amplamente frisado nas pesquisas que subsidiaram este estudo. Concluiu-se, por fim, que a ludicidade é um tema recorrente na bibliografia da área educacional com ênfase aos estudos em pedagogia que são voltados para o segmento da Educação Infantil onde essas metodologias estão comumente mais presentes e são vistas como ferramentas de melhoria do desempenho escolar, cultural e social dos alunos. Nesta pesquisa foram usados como contributos teóricos os estudos dos autores: Bacelar (2009); Brasil (1998); Cardoso (2008); Kishimoto (2002); Valle (2008); dentre outros.

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Publicado

2022-09-18

Edição

Secção

Pedagogia, ludicidade e aprendizado