SAÚDE MENTAL DOS UNIVERSITÁRIOS E DOCENTES NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA COVID-19
Palavras-chave:
Ensino Remoto, Saúde Mental, Covid-19Resumo
O presente estudo objetivou conhecer os efeitos do ensino remoto durante a Pandemia da Covid-19 na Saúde Mental dos discentes e docentes. Para isso foi realizada uma revisão de literatura, tendo como descritores na linguagem em português “Saúde mental”, “Covid-19’’ e ‘’Ensino Remoto’’, bem como no inglês “Mental realth”, “Covid-19” e ‘’ Remote Learnig’’. As bases de dados utilizadas foram SciELO (Scientific Eletronic Library Online), BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e PubMed. A partir da busca foram encontrados 5 artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Diante do que foram observados nos artigos tinham em comum questões relacionadas a saúde mental, enfatizando os de descompensação emocional, estresse, privação de sono e ansiedade, demonstrando os efeitos da saúde mental diante do ensino remoto. Por outro lado, eles apresentaram diferenças na sobrecarga de trabalho e falta de recurso tecnológico. Por tanto, a partir dessa pesquisa foi observado o efeito negativo do ensino remoto na saúde mental dos estudantes, estudos futuros e pesquisa de campo podem corroborar e ampliar essa ideia.