ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I:

UM ENFOQUE NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Ana Paula de Oliveira Floro

Palavras-chave:

Transtorno de Espectro Autismo, Psicopedagogia, Adaptação Curricular, Educação

Resumo

O presente trabalho consiste na apresentação concisa de artigo de cunho científico com a finalidade de analisar como é feita a Adaptação Curricular para autistas no Ensino Fundamental I. Especificamente pretende-se orientar sobre a importância de realizar esse tipo de adaptação conhecendo as necessidades apresentadas pelas crianças autistas; identificar como a Adaptação Curricular é realizada; conhecer as variáveis que estão envolvidas no processo de Adaptação Curricular. Foram utilizados como instrumentos o Questionário sociodemográfico e Entrevista semi-estruturada, com aplicação realizada em 10 professoras do segmento Ensino Fundamental I atuantes em escolas da rede privada de ensino.  Chegou-se ao consenso de que não havia a prática da adaptação curricular para crianças com TEA (Transtorno de Espectro Autismo) nas duas escolas entrevistadas e que todas as entrevistadas reconheciam a importância desse processo, embora não tivessem suporte pedagógico para realizá-lo. Nesse contexto, a psicopedagogia pode auxiliar no desenvolvimento da pessoa com TEA utilizando técnicas interventivas que auxiliem na prática educativa desse aprendente juntamente com uma equipe multidisciplinar. Foi sugerido solicitar a escola alguns cursos de capacitação de professores voltado para a área de Educação Especial, visando um melhoramento no processo de aprendizagem dessas crianças.

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Publicado

2021-01-11

Edição

Secção

Dificuldade de aprendizagem, sala de aula, práticas de docência