ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I:
UM ENFOQUE NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Palavras-chave:
Transtorno de Espectro Autismo, Psicopedagogia, Adaptação Curricular, EducaçãoResumo
O presente trabalho consiste na apresentação concisa de artigo de cunho científico com a finalidade de analisar como é feita a Adaptação Curricular para autistas no Ensino Fundamental I. Especificamente pretende-se orientar sobre a importância de realizar esse tipo de adaptação conhecendo as necessidades apresentadas pelas crianças autistas; identificar como a Adaptação Curricular é realizada; conhecer as variáveis que estão envolvidas no processo de Adaptação Curricular. Foram utilizados como instrumentos o Questionário sociodemográfico e Entrevista semi-estruturada, com aplicação realizada em 10 professoras do segmento Ensino Fundamental I atuantes em escolas da rede privada de ensino. Chegou-se ao consenso de que não havia a prática da adaptação curricular para crianças com TEA (Transtorno de Espectro Autismo) nas duas escolas entrevistadas e que todas as entrevistadas reconheciam a importância desse processo, embora não tivessem suporte pedagógico para realizá-lo. Nesse contexto, a psicopedagogia pode auxiliar no desenvolvimento da pessoa com TEA utilizando técnicas interventivas que auxiliem na prática educativa desse aprendente juntamente com uma equipe multidisciplinar. Foi sugerido solicitar a escola alguns cursos de capacitação de professores voltado para a área de Educação Especial, visando um melhoramento no processo de aprendizagem dessas crianças.
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