INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO COMO JOVEM APRENDIZ: POLÍTICAS PÚBLICAS E REPERCUSSÕES NA SUBJETIVIDADE

Autores

  • Brenda Letícia Esteves Pereira Centro Universitário Newton Paiva
  • Gabriele Moreira Chaves Centro Universitário Newton Paiva
  • Saulo Rodrigues de Moraes

Palavras-chave:

Programa Jovem Aprendiz; Programa Nacional de Aprendizagem; Subjetividade dos jovens;

Resumo

O Programa Jovem Aprendiz (PJA) é regulamentado pela Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000 e possui a proposta de viabilizar o ingresso de adolescentes e jovens, entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho, dessa forma, buscar inserir esses jovens no seu primeiro emprego. O programa na prática permite a relação de suas premissas às influências que este pode exercer diante a subjetividade do indivíduo, com base nisso, o objetivo geral da pesquisa é compreender a transformação da subjetividade do jovem a partir da experiência do primeiro emprego através do Programa Jovem Aprendiz, pontuando como objetivos específicos: (1) apresentar e refletir sobre o programa jovem aprendiz; (2) descrever quais os significados que os jovens atribuem ao trabalho; e (3) identificar a importância do programa jovem aprendiz para os participantes. A metodologia adotada no estudo foi a de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, sendo pesquisados artigos que fundamentassem o estudo nas plataformas do Google Acadêmico, SciELO e PEPSIC. Os resultados apontam que PJA influência diretamente na construção da subjetividade do jovem que ali se insere através da apresentação de uma realidade diferente, possibilitando a inserção no mercado de trabalho, a melhoria de sua situação financeira e despertando o desejo de crescimento pessoal e profissional.

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Publicado

2023-04-18

Edição

Secção

Políticas Públicas de Direitos Humanos e efetividade social