A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Lúdico, Jogos, Brincadeiras, Ensino Aprendizagem, DesenvolvimentoResumo
Os jogos, brinquedos e brincadeiras são inerentes ao universo infantil, sendo assim, o artigo intitulado “A importância das atividades lúdicas na educação infantil” pretende investigar como a ludicidade pode contribui para a construção do conhecimento na educação infantil. A metodologia adotada para realização desta pesquisa foi de cunho bibliográfico por meio de consulta a autores que já possuem uma discussão neste campo, bem como a registros documentais, artigos científicos dentre outros. Percebe-se que os autores possuem uma compreensão sobre a grande importância do lúdico na educação infantil, entretanto os pais demonstraram desconhecimento a respeito do assunto, porém, reconheceu a relevância deste recurso na construção do conhecimento e que a falta de informação sobre a temática em foco acaba por fazer alguns pais não considerar que este recurso contribui de forma dinamizadora no processo ensino aprendizagem na educação infantil. Portanto, concluiu-se por meio das atividades lúdicas, que a criança se comunica consigo mesma e com o mundo onde está inserida, aprende a respeitar o outro, a obedecer a comandos, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente.
Referências
ALMEIDA, Paulo N. Educação lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos. 10. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
BARBOSA, Ângela; GUIMARÃES, Elizabete; LIMA, Hellen. Gestão escolar: Mudanças nas relações em busca de novos desafios para uma gestão democrática. Belém: UVA, 2004.
BROUGÉRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. V. 43. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
FERREIRA, Nilda T. O jogo infantil e o imaginário da criança. [PPGEFUGF 535 (Lires – Rio) ]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.
KISHIMOTO, Tisuko M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
MACHADO, Adriana; PANTOJA, Jaspe; AMARAL, Orlandina. Jogos regionais na alfabetização: Uma proposta inovadora para o ensino-aprendizagem. Belém: UEPA, 1990.
MARANHÃO, Diva Nereide M. M. Ensinar brincando: A aprendizagem pode ser uma grande brincadeira. 2. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2003.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vigotsky: Aprendizado e desenvolvimento - um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
REGO, Tereza Cristina. Vigotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
ROCHA, Maria Sílvia P. M. L. Não brinco mais. Ijuí: Ed UNIJUÍ, 2000.
VIGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998