PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCAÇÃO INFANTIL
DIRECIONAMENTOS DA BNCC E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO
Palavras-chave:
Psicologia Escolar. Educação infantil. Base Nacional Comum CurricularResumo
A educação é a base do ser humano, portanto é a partir disto que a criança irá se desenvolver como ser Biopsicossocial. As influências do aprendizado se prorrogam em toda a vida do indivíduo formando-o como ser de ideais e ação no mundo. O presente artigo tem por objetivo analisar o que a Base Nacional Comum Curricular estipula para a educação, relacionando com a atuação da Psicóloga Escolar na Educação infantil, averiguando a relação entre o documento e a atuação. Para alcançar os objetivos estipulados foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. O trabalho torna-se relevante pois contribui no meio pedagógico e psicológico trazendo possibilidades de atuação e parceria entre escola e psicologia educacional/escolar. Através do analisado foi possível perceber que as intervenções da atuação da psicologia escolar na educação infantil, vem tentando ultrapassar o olhar para as dificuldades do aluno, o compreendendo de forma integral nesse espaço, garantindo a estimulação dos campos de experiências traçados pela BNCC. Além disso, foram observados atuação com as famílias, professores e demais atores do contexto escolar.
Referências
Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAVALCANTE, Lorena de Almeida. O psicólogo na Rede Pública de Educação: concepções, formação e atuação profissional. Dissertação – UFPB/CCHL. João Pessoa, 2015.
CHAGAS, Julia Chamusca e PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Psicologia escolar e gestão democrática: atuação em escolas públicas de Educação Infantil. Revista Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2013, v. 17, n. 1, p. 35-43. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000100004> Acesso em: 26 de outubro de 2022.
DIAS, Ana Cristina Garcia; PATIAS, Naiana Dapieve; ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier. Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: Algumas reflexões. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, p. 105-111, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/kFwV6k4ThTqNSNpp6NYmPft/abstract/?lang=pt
ZENDRON, Alessandra Ballestero Fukoshima et al . Psicologia e educação infantil: possibilidades de intervenção do psicólogo escolar. Barbaroi, n. 39, p. 108-128, dez. 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-65782013000200012& ng=pt&nrm=iso> . Acesso em: 28 de outubro de 2022.